A alta valorização do Iene (moeda japonesa) frente ao Dólar e uma limitada opção de modelos parecem não ter conseguido animar os exigentes consumidores norte americanos.
A empresa fará um pedido de falência para sua subsidiária nos EUA, em um tribunal federal no estado da Califórnia. Após fechar o negócio com automóveis, eles irão se concentrar esforços nas vendas de motocicletas, veículos todo-terreno (ATV) e barcos, que continuam apresentando bons resultados.
O final da linha Suzuki completa um esforço de 27 anos de atuação nos EUA, visando ganhar espaço no maior mercado de automóveis do mundo.
Tecnicamente, a decretação de falência permitirá à 4ª maior montadora do Japão se afastar de suas responsabilidades contratuais com as mais de 200 concessionárias com as quais possui franquias. É algo semelhante ao que fizeram a General Motors e a Chrysler, que tinha 2009 concessionárias.
Os veículos Suzuki não “decolaram” nos Estados Unidos nestes 27 anos e a empresa sofreu com a falta de investimento em novos modelos. O Iene forte tornou mais caro exportar produtos do Japão, prejudicando a operação.
Em outubro deste ano as vendas da Suzuki tiveram uma queda de 5% em relação ao ano anterior, num momento em que o mercado geral cresceu 14%.
A empresa garantiu que vai continuar a honrar garantias durante a falência e não vê a necessidade de financiamento externo durante a fase de reestruturação.
A American Suzuki Motor Corp, único distribuidor de veículos Suzuki nos Estados Unidos, vai pedir falência, com US $ 346 milhões em dívida, dos quais 173 milhões dólares em dívida com as empresas do próprio grupo Suzuki, conforme informou a empresa.
A Suzuki do Japão planeja comprar a operação de motos, quadriciclos e motores de popa, mantendo o nome “American Suzuki”.
As ações da Suzuki estão afundando nas bolsas de valores no dia de hoje.
Fonte: Revista Pro Moto
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